"Reza quem é de rezar, brinca aquele que é de brincadeira
Quem é de paz pode se aproximar (...)"

domingo, 24 de janeiro de 2016

ENTREVISTA A PESQUISADORA EM CULTURA AFRO BRASILEIRA, MÁRCIA FONSECA (Márcia Fulô).


1) Como você define a sua atuação?

Defino a minha atuação como algo entre educadora, pesquisadora, ativista na área de cultura do movimento, minha formação é em Educação Física, e foi na práxis de ensino da dança na rede pública municipal, que percebi a necessidade de como mulher, preta, professora em escola de periferia, trabalhar dentro de uma filosofia pedagógica emancipatória, dentro da perspectiva de educar para gerar oportunidades de desenvolvimento pessoal e social, educar desenvolvendo em mim e nos alunos e alunas, a leitura crítica da realidade. Sei lá às vezes parece algo “messiânico” porque é tão, tão difícil, ao mesmo tempo que é prazeroso, trabalhar seguindo essa postura ideológica, numa sociedade capitalista, racista, homofóbica, sexista, ignorante… Costumo dizer que estou no front da batalha, numa guerra que está longe de acabar. É por aí…
2) Diante do tempo atuando, quais são as urgências detectadas?
Na verdade as urgências são as mesmas de todo O sempre! Gerar pensamento crítico (em todos nós), evidenciar, combater o racismo, os preconceitos, as discriminações, demanda muito esforço, tempo, e é claro coletividade. Estou convencida que a coletividade é o caminho para as questões de luta mais urgentes afrocentradas contra o genocídio, violência em relação à mulher e a apropriação cultural.

3) Quais são projetos futuros e quais são os projetos em andamento?
Os projetos em andamento são a continuidade das ações propostas pelo GRIOT (que completa 8 anos esse ano) e coletivos, em destaque as aulas de dança afro, populares e capoeira (Vivências permanente GRIOT) na Casa Carlos Scliar, continuar atuando na área de ensino na rede pública, mais especificamente sob a perspectiva da Lei 10639/03. Os projetos futuros são ampliar os horizontes da pesquisa, em dança, percussão, história, em cultura afro, beber da fonte dos intercâmbios entre grupos, coletivos, pessoas… “Navegar é preciso”!
*Márcia Fonseca atua na Região dos Lagos há 8 anos, com o Griot. Pesquisadora, difusora e memorialista com especificidade em Cultura Afro Brasileira, seja ela tradicional ou contemporânea. Atua na rede municipal de ensino de Cabo Frio como professora de Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada e bons ventos!