"Reza quem é de rezar, brinca aquele que é de brincadeira
Quem é de paz pode se aproximar (...)"

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Seu Cabelo

Essa publicação eu dedico aos meus queridos alunos da E. M. Prof.ª Catharina da Silveira Cordeiro (Cabo Frio/RJ), meus GRIOTzinhos, e à todos que estão na resistência...
Marcia Fonseca

O Diário Preto em sua luta pela valorização de nossa identidade, tem o prazer de apresentar o vídeo "Seu Cabelo", uma poesia de Jairo Pereira.,

...Só ele pode ficar liso
Só ele pode ficar enrolado
Só ele pode ficar Black Power
Só ele pode ficar levemente encaracolado
Ele fica bem curtinho
Ele fica ótimo de trança
Ele é maravilhoso comprido
Ele é o único que dança qualquer dança...

Seu Cabelo


A produção de “Seu Cabelo” está no canal youtube Diário de Preto, criado por Jairo, que tem o objetivo de tratar as raízes afro-diaspóricas através da denúncia, do entretenimento e da cultura. 
A poesia que esta no vídeo fiz a princípio para uma sobrinha, depois de um dia que ela chegou chorando em casa querendo alisar o cabelo pois na escola xingavam ela. Fiz com inspiração na minha vida ao lado de muitas mulheres negras, minha família matriarcal me fez recordar o pente de ferro no fogo, minhas irmãs brincando de toalha na cabeça, e das mulheres pretas que nunca tiveram seus cabelos naturais, alisam desde crianças, resquício de uma escravidão psicológica que até hoje é mais forte que a escolha. Decidi transformar em vídeo, pois infelizmente alguns casos aconteceram na mídia, e o assunto ficou evidente. Eu precisava dar uma resposta e escolhi esta maneira. Algo poético e doce, para as mulheres e homens refletirem sobre o assunto. Tentativa minha de resgatar uma parte do amor por nossas raízes e naturalidade estética - conta Jairo para a Feira Preta.


2 comentários:

  1. Lindo trabalho...Sábia atitude deste tio!!!!
    Mais material para trabalharmos com as nossas crianças também...ou seja, ajudou a sobrinha, as amiguinhas dela e varias outras através da arte...realmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Lindoooo!

    Nosso cabelo é o melhor do mundo!

    ResponderExcluir

Obrigada e bons ventos!